Equipe

Equipe

Conselho Diretor

Andrée de Ridder Vieira

Andrée de Ridder VieiraFundadora e Presidente do Instituto Supereco

Franco-brasileira, mãe abençoada e aprendiz de um casal de filhos. Juntos aprendem sobre amar sem fronteiras, gratidão e muita fé na vida. Aventureira por natureza influenciada pelo avô, os filhos e um cão caiçara, o mar, a educação, conhecer novos lugares, as comunidades e seus saberes, o abraço dos muriquis são sua inspiração. Bióloga (PUC-PR), educadora socioambiental como missão, especialista em gestão ambiental (FSP-USP), mestranda em Ciências da Comunicação (UFP, Porto, PO). Empreendedora social e consultora em educação, comunicação e sustentabilidade há mais de 28 anos, autora de várias publicações especializadas. Coordenadora Geral do Projeto Tecendo as Águas, é uma grande mobilizadora e articuladora de sonhos, gente, redes e parcerias.

Armando Fantini

Armando FantiniTesoureiro

CEO e fundador da Refresh Brazil, desenvolve soluções inteligentes para inclusão social com acessibilidade e sustentabilidade para pessoas com deficiência. Possui conhecimentos de engenharia, marketing e administração. Detentor de patentes da Cadeira Anfíbia “Mareia”, Ducha Ecológica “Pit Stop”, Passarela Acessível “Bamboo Way”, Jogo Inclusivo “Expert Brazil” e criador do projeto Lazer Inclusivo. Recebeu em 2015, título de cidadão guarujaense da Câmara Municipal de Guarujá. Apaixonado pela natureza, é parceiro operacional em acessibilidade e tesoureiro do Instituto Supereco.

Luciana Lopes

Luciana LopesVice-presidente

Geógrafa, mãe, viajante e Lixóloga. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atua há 18 anos em processos que transformem a lógica de produção, consumo e descarte dos resíduos sólidos, sempre com a inclusão socioambiental dos catadores de materiais recicláveis, tendo implantado sistemas de coleta seletiva em 15 municípios brasileiros. É “cria” do Instituto Supereco, onde começou em 1999 ainda como estagiária, e atualmente é vice presidente da instituição.

Moema Libera Viezzer

Moema Libera ViezzerSecretária Executiva

Brasileira, gaúcha de nascimento e paranaense por adoção. Casada com o canadense Marcelo Grondin, mãe de duas filhas, avó de duas netas e um neto: um entorno familiar cotidianamente repleto de aprendizagens para sua vida . É apaixonada por música e por gente, ama encontrar pessoas e articular grupos que buscam avançar no processo civilizatório da humanidade. Educadora popular com ênfase em relações de gênero e meio ambiente, é escritora reconhecida por seus livros, artigos e kits pedagógicos. Como parte de seu compromisso social, contribuiu significativamente para iniciar várias organizações e redes não governamentais. Ultimamente dedica-se principalmente a prestar serviços de consultoria socioambiental. A convite da direção da SUPERECO, Moema aceitou fazer parte do conselho diretor da entidade, trazendo para a mesma seu notório saber.

Monica Osorio Simons

Monica Osorio SimonsConselho Diretor

Nascida na Argentina e irremediavelmente cativada pelo Brasil, acredita na essência de luz das pessoas e na possibilidade de elas fazerem a diferença quando sensibilizadas e motivadas. Apaixonada por Gaia e pela vida em todas as suas formas de expressão, é Medica Veterinária, Bióloga e Mestre em Educação. Trabalha com Educação Ambiental desde 1980, acreditando nela como ferramenta de resgate socioambiental e transformação para práticas de sustentabilidade. Fundadora e diretora do CEAG - Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, empresa de Consultoria em Educação Ambiental, com atividades em âmbito nacional e internacional desde 1995. É parceira do Instituto Supereco há mais de 20 anos.

Equipe Supereco

Anita Pereira Amaral

Anita Pereira AmaralCoordenadoa da Base local

Amante da natureza, das pessoas e da vida. Mãe de dois filhos, assistente social com especialização em Saúde Publica e Ecoturismo, e Interpretação Ambiental. Seis anos de atuação como docente em cursos de Pós Graduação em educação ambiental, 30 anos de atuação em saúde coletiva, moderadora e facilitadora em cursos e oficinas de educação socioambiental com comunidades, monitora em projetos sociais com jovens na área ambiental e saúde.

Joyce Santana

Joyce SantanaGestão administrava/financeira

Mãe, caiçara, apaixonada por tudo relacionado ao mar e à natureza. Formada em Geografia (Licenciatura), é professora na cidade de Ilhabela. Também possui formação técnica em administração pela ETEC e técnica em Aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) pelo IFSP. Atuou na área administrativa de projetos sociais e empresas privadas do ramo náutico. No Instituto Supereco contribui com a organização administrativa e aprende muito sobre o meio ambiente.

Jéssica Branco

Jéssica BrancoCoordenadora de Comunicação Integrada

Natural de Santos, litoral de São Paulo, é jornalista, especializada em Marketing e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de 12 anos de experiência na área de comunicação socioambiental, com maior parte de experiência profissional no terceiro setor. É interessada em questões sociais e psicologia e está realizando a sua segunda graduação no momento em Gestão de Recursos Humanos. Ama gatos, plantas, música, festas, moto e viagens. É a atual responsável pela gestão da equipe de comunicação do Supereco e pela divulgação de conteúdo e criação de materiais educativos da instituição para todos os tipos de mídias, eventos e outros.

Pedro Fernando do Rego

Pedro Fernando do RegoBiólogo/Especialista Socioambiental

Biólogo que busca vida a partir da vida, deslumbrado por todas as suas formas e pelos ambientes em que estão inseridas. Paulistano de origem, formado no Mackenzie, mas sempre teve suas raízes atreladas ao litoral e à floresta. Pela consultoria ambiental teve a oportunidade de conhecer muitos lugares pelo Brasil, bem como entender suas relações ecológicas, sociais e culturais que fazem com que esses ambientes se preservem ou sofram mudanças, acreditando sempre que é nas relações entre as pessoas e sua paisagem que podemos mudar ou manter o nosso ambiente sustentável. É membro do Educa Brasil por onde fomenta articulações no Litoral Norte de São Paulo, incluindo a parceria com o Supereco, e presta serviço para o Instituto dentro do Projeto Tecendo as Águas.

Vagner Pereira Gonçalves

Vagner Pereira GonçalvesEspecialista sênior em turismo e mobilização social

Sebastianense, bacharel em turismo (turismólogo) pela Faculdade São Sebastião, especialista em Pedagogia Empresarial pela Faculdade Campos Elíseos, especializado em Educação Ambiental e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Campos Elíseos, monitor de turismo e guia de Birdwatching pelo Senac. Lecionou o curso de Turismo Cultural pelo SENAC de São José dos Campos/SP e atualmente é integrante da ABBTUR-SP (Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo Seccional de São Paulo). É um apaixonado por viagens, cultura, gastronomia, natureza e idiomas. Já atuou no setor público na Secretaria de Turismo Municipal de São Sebastião, no setor privado dentro da hotelaria e em navios de cruzeiros como ex-tripulante viajando por 30 países entre Caribe, América do Sul, África e Europa. Além de ter participado do Projeto Tecendo as Águas na sua primeira fase especialmente com o Roteiro Caminho das Águas, nesta segunda fase do projeto está à frente da mobilização dentro do Roteiro Caminho das Águas.

Isabelle Avolio Tristão

Isabelle Avolio TristãoEducadora Ambiental

Apaixonada pelos animais desde criança, é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já estagiou com reabilitação de animais marinhos, com tartarugas no projeto Tamar, com peixes-boi na Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) e passou cinco meses no Arquipélago de Abrolhos, onde viu pela primeira vez uma baleia e descobriu sua verdadeira paixão e vocação: os cetáceos. No projeto Tecendo as Águas desde novembro de 2021, é uma das responsáveis em levar às escolas as oficinas de educação ambiental. Nas horas vagas gosta de praticar yoga e fazer artesanato.

Cléverton Santana

Cléverton SantanaAssistente de Comunicação Integrada

Jornalista, formado pelo FIAM FAAM Centro Universitário, possui mais de 10 anos de experiência na área da comunicação, atuando como repórter para jornais, revistas e portais. Trabalhou por dois anos no departamento de comunicação Institucional da Petrobras Transporte SA. Sua trajetória conta com passagens por agências de comunicação e assessoria de imprensa. Atua na equipe de comunicação, auxiliando no gerenciamento das redes sociais, demandas de imprensa, cobertura e divulgação de evento. Nas horas vagas gosta de assistir filmes e séries.

Edson Carlos Paes (Carlinhos Paes)

Edson Carlos Paes (Carlinhos Paes)Educomunicador e radialista

Apaixonado pela vida, pela família e pelo Litoral Norte. Radialista desde 1989, trabalhou na cidade de Sorocaba, São Paulo e passou por quase todas as emissoras do litoral norte de São Paulo. Atualmente trabalha na Rádio Caragua FM. O primeiro contato com o Instituto Supereco começou no Projeto “Agua de beber, de comer, de usar e conservar, ciclos contínuos” onde atuou junto à equipe de educomunicação. Participou também do Projeto Tecendo as Águas em sua primeira fase e nesta segunda fase atua como um dos facilitadores do processo na oficina de educomunicação.

Susan Carelli

Susan Carelli Mobilizadora Social

Natural de São Bernardo do Campo (SP), fornece suporte à coordenação e apoio técnico para mobilização e atendimento geral ao público e participa das oficinas de educação ambiental. Formada em Técnico em Enfermagem pelo colégio Tableau. Mãe e esposa apaixonada, ama cães, ouvir louvores, rock e estar ao lado da família e dos amigos. Gosta de praticar esportes como muay thai, treinos funcionais e musculação. É grata à Deus por todas as oportunidades que tem na vida.

Tamires de Matos Faria Santos

Tamires de Matos Faria Santos Estagiária

Cursando Marketing Digital, mora em São Sebastião e possui experiência em eventos, além de ter conhecimentos na área de logística. Ocupa o cargo de estagiária, onde auxilia a coordenação local com demandas administrativas, além de auxiliar na produção de ecoprodutos para a loja da Supereco. Nas horas vagas, gosta de desenhar, costurar e fotografar.

Maurício Freire

Maurício FreireEstagiário

Morador de São Sebastião, é formado em Técnico Em Edificações, Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e está cursando Gestão Empresarial na Fatec de São Sebastião. Pretende especializar-se em Finanças, Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Atuou como Desenvolvedor Web e agora, oferece suporte ao administrativo/finaceiro do Instituto Supereco. Nas horas vagas, gosta de praticar esportes ao ar livre, ciclismo e natação.

 Sophia Barbara Oliveira

Sophia Barbara OliveiraEcorepórter

Natural de São Sebastião, a jovem educomunicadora está cursando o último ano do ensino médio e pensa em prestar vestibular para biologia ou jornalismo. Antenada às redes sociais, apoia na produção de conteúdo para as diversas mídias do projeto Tecendo as Águas, além de participar das oficinas de educomunicação, Rádio e TV Supereco e do Podcast “Supercast”. Ir ao mar, andar de stand-up, tocar baixo e assistir filmes são seus principais hobbies.

Adelina Pimenta

Adelina PimentaEcoempreendedora

Nascida em Minas Gerais, criada na cidade grande, mora em Caraguatatuba há 13 anos. Sua maior experiência é ser mãe de 4 filhos lindos e avó de crianças maravilhosas. Adora viver e registrar os momentos entre família e amigos em meio à natureza, com as flores e os animais. Formada em contabilidade, sua maior habilidade é criar e inventar belas artes, dentre elas a boneca Maria Caiçara, representante do artesanato no grupo Ciclos Contínuos dentro do Instituto Supereco, onde ela atua como líder comunitária.

Maria Djanira (Dona Geni)

Maria Djanira (Dona Geni)Ecoempreendedora

Conhecida como Dona Geni, nasceu em São José do Barreiro e veio para São Sebastião com 5 anos de idade. Foi a primeira moradora do Morro do Abrigo, casou-se com seu primeiro marido e teve 6 filhos sendo um deles adotivo. Há 12 anos casou-se com o segundo marido Manoel, pescador artesanal, e desde então passou a acompanhar a rotina e os eventos dos pescadores da região. Sua paixão é auxiliar e dar um colinho de mãe para jovens com vulnerabilidade social. Grande mobilizadora, educadora e líder comunitária no Instituto Supereco, representando a pesca no grupo Ciclos Contínuos.