o instituto

O Instituto Supereco é uma organização social de interesse público (OSCIP), fundada em 1994, com renomada atuação nos vários campos da educação, comunicação, conservação e sustentabilidade. Conheça mais da nossa história.

Com 23 programas e projetos socioambientais já desenvolvidos em vários Biomas do Brasil, e mais de um milhão de beneficiários das nossas ações, percebemos que muitas instituições estão preocupadas em cuidar do Planeta. Nossa causa é cuidar das pessoas!

Acreditamos que cada ser humano é um potencial agente de transformação socioambiental no seu endereço ecológico. Por isso investimos na educação, na sensibilização com a leitura crítica da realidade e na formação criativa, contínua e mobilizadora para “aprender fazendo” e, assim, agir com boas práticas de conservação. O equilíbrio do Planeta será uma consequência desta mudança pessoal e coletiva.

Oceano, águas, florestas, clima e sociedade são a nossa pauta ambiental!

Missão

Promover a educação socioambiental como ferramenta estratégica para alcançar a sustentabilidade aliada ao desenvolvimento humano integral. 

 
endereço ecológico

Desde 2003 adotamos a gestão compartilhada das Bacias hidrográficas e dos Corredores de Biodiversidade como unidades de planejamento de paisagens sustentáveis.
O Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, na Mata Atlântica do Brasil, é o nosso território prioritário há mais de 13 anos, com vários casos de sucesso, como o premiado projeto Tecendo as Águas: uma rede de cooperação pela vida, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e de uma rede de parceiros.
O Tecendo é considerado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de SP como um modelo inspirador, que pode ser multiplicado para outras regiões do país.

 
atuação

planejamento estratégico

execução e fortalecimento de iniciativas socioambientais

educomunicação

curso, seminários, oficinas e palestras nos vários temas ambientais

elaboração de materiais de comunicação e educação para a sustentabilidade

restauração de nascentes com mobilização socioambiental e ecoeficiência nas áreas rurais

turismo sustentável

diagnósticos socioparticipativos

fomento e fortalecimento de redes

sistemas de monitoramento e avaliação

 
metodologia utilizada no projeto Tecendo as Águas
 
Resultados

23 Programas, projetos de intervenção de educação pela sustantabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil

Mais de 11.500 educadores formados como multiplicadores em educação ambiental

905 mil participantes diretos nas intervenções de educação ambiental

Formação de 18 lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos como mobilizadores e agentes socioambientais

139 publicações especializadas produzidas para as intervenções

90 famílias atendidas com programas de educação, conservação e geração de renda

Fortalecimento de 4 Redes: Rede pelo Juqueriquerê, Rede Social SP, Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental, Rede de Gestores das Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica; Rede de Sementes do Litoral Norte de SP; Rede de Sementes do Cerrado

Fomento e fortalecimento de 23 políticas públicas, entre elas a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Nacional da Água, Plano de Ação Nacional para Ambientes Costeiros, o Plano de Bacia do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte – SP, Programa Ensino Médio Inovador, entre outras

Educomunicação: o Supereco é uma das Ongs brasileiras que mais produziu materiais de educomunicação voltados à sustentabilidade, tendo as comunidades como protagonistas da comunicação (vídeos, materiais para rádio, TV, WEB, redes sociais etc)

 
 
Fortalecimento de agendas globais e de políticas públicas

Nosso compromisso é “tirar do papel” e fortalecer os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as principais políticas públicas voltadas à educação, conservação e sustentabilidade. Buscamos também fortalecer os colegiados, comitês de bacia, redes e fóruns das regiões onde atuamos.

Contamos com uma rede de alianças estratégicas composta por organizações de diferentes setores e uma equipe multidisciplinar que ama o que faz, formada por técnicos e lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos (metodologia institucional). Além de consultores especialistas nas diversas áreas de conhecimento. Quer conhecer melhor este time?

clientes e parceiros

ArcelorMittal

Associacão Pró-Muriqui
Bandeirante Energia do Brasil
CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos – Nacional e Internacional
CILSJ – Consórcio Intermunicipal Lagos São João (RJ)
Colégio Guilherme Dumont Villares - PEA/UNESCO
Colgate Palmolive
Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte
Companhia Brasileira de Alumínio/Grupo Votorantim
Compuware/Mapa Mundi
Comunidade Caiçara Caraguatatuba (SP)
Comunidade de Biritiba Mirim (SP)
Comunidade de Helvécia (BA)
Comunidade de Jardim Mutinga, Parque Imperial e Morro do Sabão (SP)
Comunidade São José de Alcobaça (BA)
Conservação Internacional do Brasil
Eis Marcas Sustentáveis
Escola Bosque - PEA/UNESCO
FIESP/CIESP/SENAI/SESI
Ford do Brasil

 
prêmios

1996

Prêmio "Hopes for the Future for a Sustainable World" - concedido entre 1500 projetos de 50 países pela Academia de Ciências de Israel

2013

Andrée de Ridder Vieira, fundadora do Instituto Supereco, recebeu o Prêmio Medalha Socioambiental Chico Mendes, pela sua trajetória profissional de 29 anos dedicados às causas da educação, sustentabilidade e responsabilidade social

2009

Projeto "Água de Beber, de Comer, de Usar e de Conservar, Ciclos Contínuos" premiado no 8º Fórum Empresarial de Comandatuba

2014

Prêmio "Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos”, durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”

2015

1º Lugar
Categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio “LIF  – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós”, da Câmara de Comércio França-Brasil

2015

Representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial, na Tunísia, África

 

supereco@supereco.org.br

Tel. (12) 3862-0100

LITORAL NORTE

Av. Maria Cristiano, 72 - São Francisco

São Sebastião - SP

CEP 11629-263

SÃO PAULO

Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 550 cj 112

São Paulo - SP

CEP 04571-000

Este site foi desenvolvido com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras SocioAmbiental