

o instituto
O Instituto Supereco é uma organização social de interesse público (OSCIP), fundada em 1994, com renomada atuação nos vários campos da educação, comunicação, conservação e sustentabilidade. Conheça mais da nossa história.
Com 27 programas e projetos socioambientais já desenvolvidos em vários Biomas do Brasil, e mais de um milhão de beneficiários das nossas ações, percebemos que muitas instituições estão preocupadas em cuidar do Planeta. Nossa causa é cuidar das pessoas!
Acreditamos que cada ser humano é um potencial agente de transformação socioambiental no seu endereço ecológico. Por isso investimos na educação, na sensibilização com a leitura crítica da realidade e na formação criativa, contínua e mobilizadora para “aprender fazendo” e, assim, agir com boas práticas de conservação. O equilíbrio do Planeta será uma consequência desta mudança pessoal e coletiva.
Oceano, águas, florestas, clima e sociedade são a nossa pauta ambiental!
Missão
"Promover a educação e a comunicação socioambiental como estratégias de engajamento na sustentabilidade aliada ao desenvolvimento humano integral".
Visão
“Ser um centro de referência em pesquisa e formação em educação, comunicação, empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental que possa acolher, colaborar e compartilhar metodologias, saberes e resultados com potenciais multiplicadores e parceiros”.
Valores
Respeito, Amor, Ética, Confiança, Conexão, Cooperação, Visão Sistêmica, Diálogo e fortalecimento mútuo
Acesse nosso dossiê de 26 anos no link:
endereço ecológico

Desde 2003 adotamos a gestão compartilhada das Bacias hidrográficas e dos Corredores de Biodiversidade como unidades de planejamento de paisagens sustentáveis.
O Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, na Mata Atlântica do Brasil, é o nosso território prioritário há 17 anos, com vários casos de sucesso, como o premiado projeto Tecendo as Águas: uma rede de cooperação pela vida, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e de uma rede de parceiros.
O Tecendo é considerado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de SP como um modelo inspirador, que pode ser multiplicado para outras regiões do país.

![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
atuação

planejamento estratégico

execução e fortalecimento de iniciativas socioambientais

educomunicação

curso, seminários, oficinas e palestras nos vários temas ambientais

elaboração de materiais de comunicação e educação para a sustentabilidade

restauração de nascentes com mobilização socioambiental e ecoeficiência nas áreas rurais

turismo sustentável

diagnósticos socioparticipativos

fomento e fortalecimento de redes

sistemas de monitoramento e avaliação
metodologia utilizada no projeto Tecendo as Águas

Resultados

23 Programas, projetos de intervenção de educação pela sustantabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil
Mais de 11.500 educadores formados como multiplicadores em educação ambiental
905 mil participantes diretos nas intervenções de educação ambiental
Formação de 18 lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos como mobilizadores e agentes socioambientais
139 publicações especializadas produzidas para as intervenções
90 famílias atendidas com programas de educação, conservação e geração de renda
Fomento e fortalecimento de 23 políticas públicas, entre elas a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Nacional da Água, Plano de Ação Nacional para Ambientes Costeiros, o Plano de Bacia do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte – SP, Programa Ensino Médio Inovador, entre outras
Educomunicação: o Supereco é uma das Ongs brasileiras que mais produziu materiais de educomunicação voltados à sustentabilidade, tendo as comunidades como protagonistas da comunicação (vídeos, materiais para rádio, TV, WEB, redes sociais etc)
Fortalecimento de agendas globais e de políticas públicas
Nosso compromisso é “tirar do papel” e fortalecer os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as principais políticas públicas voltadas à educação, conservação e sustentabilidade. Buscamos também fortalecer os colegiados, comitês de bacia, redes e fóruns das regiões onde atuamos.
Contamos com uma rede de alianças estratégicas composta por organizações de diferentes setores e uma equipe multidisciplinar que ama o que faz, formada por técnicos e lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos (metodologia institucional). Além de consultores especialistas nas diversas áreas de conhecimento. Quer conhecer melhor este time?


clientes e parceiros
ArcelorMittal
Associacão Pró-Muriqui
Bandeirante Energia do Brasil
CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos – Nacional e Internacional
CILSJ – Consórcio Intermunicipal Lagos São João (RJ)
Colégio Guilherme Dumont Villares - PEA/UNESCO
Colgate Palmolive
Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte
Companhia Brasileira de Alumínio/Grupo Votorantim
Compuware/Mapa Mundi
Comunidade Caiçara Caraguatatuba (SP)
Comunidade de Biritiba Mirim (SP)
Comunidade de Helvécia (BA)
Comunidade de Jardim Mutinga, Parque Imperial e Morro do Sabão (SP)
Comunidade São José de Alcobaça (BA)
Conservação Internacional do Brasil
Eis Marcas Sustentáveis
Escola Bosque - PEA/UNESCO
FIESP/CIESP/SENAI/SESI
Ford do Brasil
prêmios

1996
Prêmio "Hopes for the Future for a Sustainable World" - concedido entre 1500 projetos de 50 países pela Academia de Ciências de Israel

2013
Andrée de Ridder Vieira, fundadora do Instituto Supereco, recebeu o Prêmio Medalha Socioambiental Chico Mendes, pela sua trajetória profissional de 29 anos dedicados às causas da educação, sustentabilidade e responsabilidade social

2009
Projeto "Água de Beber, de Comer, de Usar e de Conservar, Ciclos Contínuos" premiado no 8º Fórum Empresarial de Comandatuba

2014
Prêmio "Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos”, durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”

2015
1º Lugar
Categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio “LIF – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós”, da Câmara de Comércio França-Brasil

2015
Representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial, na Tunísia, África