• supereco

5º FESTIVAL TECENDO AS ÁGUAS, SERRA, TERRA E MAR

Atualizado: 24 de ago.

Na Década dos Oceanos, o evento volta para reaquecer a economia dos talentos comunitários e do turismo sustentável do litoral norte e é realizado pelo Instituto Supereco, Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna e Prefeitura de São Sebastião (Fundass), em parceria com a Petrobras.


Em 2019 o Festival Tecendo as Águas reuniu em torno 2 mil pessoas.


O Festival que, em sua última edição de 2019, reuniu quase 2 mil participantes à beira mar, no charmoso bairro caiçara do São Francisco, em São Sebastião, faz parte do Roteiro Turístico “Caminho das Águas”, uma iniciativa do “Projeto Tecendo as Águas, serra, terra e mar” que é realizado pelo Instituto Supereco em parceria com a Petrobras.

O evento é concebido por uma comissão comunitária de mais de 100 pessoas de várias instituições do litoral norte de São Paulo e de outras partes do Brasil para valorizar talentos regionais e as boas práticas de sustentabilidade, além de sensibilizar, a cada ano, moradores e turistas para uma tema de relevância mundial como é caso da edição de 2022 voltada para a Década dos Oceanos (2021-2030) e os impactos que recebem da serra, da terra e do mar e que será a grande inspiração para a ambientação e para as atividades da programação.



A atração Marabantu - grupo percussivo de Ilhabela - estará no Festival Tecendo as Águas 2022.


A diversão para todas as idades é garantida com atrações musicais e culturais tradicionais, gastronomia regional, o Espaço Brincar Serra, Terra e Mar de educação ambiental para crianças, Oficinas temáticas para as famílias, Roda de Conversa sobre os Oceanos e os impactos do lixo no mar, uma Feira de Ecoempreendedorismo de mulheres “Beco do Picaré”, exposição de projetos das Ongs do litoral norte, a mesa “Celebrar o Oceano”, sorteios de brindes e muito mais! O evento será transmitido ao vivo pela radiowebsupereco.com e pelas redes sociais do Instituto Supereco a partir do talento dos jovens eco repórteres formados pelo Projeto Tecendo as Águas.


Os participantes também serão convidados a praticar a sustentabilidade, desde a ambientação com upcycling, a gestão seletiva dos resíduos, até evitar o máximo de descartáveis durante a festa no consumo de alimentos e bebidas, com soluções de utensílios e embalagens mais sustentáveis.


A retomada deste evento pretende contribuir no reaquecimento da economia local do turismo com empreendedorismo social afetada pela pandemia da COVID-19. O festival também representa um momento de celebração e de apresentação dos resultados de todas as iniciativas que o projeto Tecendo as Águas concretizou até agora, durante esta etapa do ano, como: práticas de turismo responsável e sustentável, conservação dos oceanos e das zonas costeiras; aliança entre pesquisa, educação e ciência de espécies da fauna marinha; capacitação em ecoempreendedorismo, envolvendo todos os atores participantes, comunidade local, escolas, pescadores, visitantes e turistas.


A comunidade é quem faz o Festival!


É uma experiência 100% brasileira, única e que pratica a sustentabilidade, resgatando a cultura popular com o empreendedorismo social, proporcionando visibilidade ao turismo com o protagonismo dos talentos da comunidade.


O festival será aberto às 9 horas da manhã do dia 27/08 e se encerrará com uma grande celebração na Tenda Mãe pelos Oceanos ao som do Maracatu Marabantu de Ilhabela.


Acompanhe a programação completa pelas redes sociais do Instituto Supereco e pelo site: www.supereco.org.br


O 5• Festival Anual Tecendo as Águas, que é uma realização do @institutosupereco @prefsaoseba @cultura.fundass e de uma comissão comunitária, em parceria com a @petrobras e com o apoio de uma rede de instituições e pessoas que acreditam no turismo sustentável com o protagonismo e o talento das comunidades.


Uma rede de apoiadores institucionais e de voluntários se uniu ao evento em prol dos Oceanos e de sua conservação:@caraguatatuba_oficial @refreshbrazil, Educa Brasil @goncalves_turismo @vivaverdeazul @fcemobme @institutoargonauta, @somar_maresias, @surfingpro.com.br @institutohorliana @sabespecia @psicoletores @institutoconservacaocosteira @guardiaodascostei @martimopescador @elisacostamielke @Ceag @labelle.1oficial @tropicalia.saoseba @funfitsaosebastiao @canoaparatodos @kaumariavaa @toquetoquevaa @cbhln @projetobecodopicare @asementeiras.co @desengarrafandomentes @atelieceramicadosao ​@teiacartadaterra​ @saosebastiao_pesm​ @etec.ss​​ ​@​jardimcaicarasaoseb​, ​colonia de pesca Z14 @sitiodoaltodaserra @instantaneamente @visoesdaterra @seman_pmss @projetogaroca @cultura.fundass

@projeto_cidadao_crianca @fundobrasileiroea @redelnspdemanguezais

@institutoterraemar


As expositoras do curso de Ecoempreendedorismo da Supereco

também estarão com a gente:

@rm_artesa @Maria Lucia @SHEILA @atelietca @lidialupetti.art.croche @ordonis.atelie

@pe_de_origami @miragliarita @bagdasflores @almeynatural @arte.e.essencia

@alecassianne @alternativa.saudavel @family_cake_10 @Ivone Iolanda de Jong , Ivone da bala de gengibre @lindalva.oliveira.75 @Geni Oliveira a dona Geni


5º FESTIVAL TECENDO AS ÁGUAS, SERRA, TERRA E MAR

Data: 27 DE AGOSTO I Sábado das 09h às 22h

Local: ESPAÇO CULTURAL BATUÍRA e Rua Martins do Val

Endereço: Rua Martins do Val. Bairro São Francisco, São Sebastião/SP


Informações: (12) 3862-0100 ou acesse a programação completa: www.supereco.org.br Instagram : @institutosupereco

Facebook: ProjetoTecendoasAguas



Saiba sobre o projeto Tecendo as Águas

O Tecendo as Águas foi contemplado no edital público do Programa Petrobras Socioambiental de 2012 e já está na sua 3ª etapa em parceria com a Petrobras para gerar os impactos positivos no litoral norte de SP. Mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas diretamente com o projeto em ações educativas e de recuperação ambiental. Em sua primeira etapa o Tecendo as Águas envolveu seis eixos temáticos entre eles Educação, Restauração florestal e Ecoeficiência em áreas rurais e de nascentes, Saneamento e Saúde, Caracterização de Bacias Hidrográficas, Turismo Sustentável e Educomunicação, e resultou na capacitação e mobilização de lideranças comunitárias, moradores e representantes do governo, de organizações não-governamentais e de instituições públicas e privadas, para a formação de uma grande rede de cooperação com boas práticas de conservação e de gestão compartilhada e participativa de bacias hidrográficas, especificamente dos rios Juqueriquerê, em Caraguatatuba, e São Francisco, em São Sebastião.

E de lá para cá, essa rede foi se fortalecendo. A partir de 2018, com foco na educação ambiental e formação continuada nas áreas de pesca, turismo sustentável, artesanato, agricultura e gastronomia, além da implantação de um Sítio Escola, do Roteiro Caminho das Águas e do Programa “O Mar não está para lixo”, o projeto foi ganhando mais força e intensificando seus objetivos e impactos.

O projeto “Tecendo as Águas” conquistou dois prêmios importantes: 1º Lugar da categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio “LIF 2015 – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós”, da Câmara de Comércio França-Brasil, e ainda, "Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014”, durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, além da representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial de 2015, na Tunísia, África.


Sobre o Instituto Supereco:

Uma OSCIP, fundada em 1994, com renomada atuação nos vários campos da educação, comunicação, conservação e sustentabilidade e é uma das responsáveis por fomentar e apoiar o surgimento do Projeto Beco do Picaré, a partir do “Curso de Ecoempreendedorismo Social” (2018-2019) para a comunidade local, e hoje está na sua terceira edição graças à parceria com a Petrobras.

Saiba mais: www.supereco.org.br


Informações para a imprensa:

Ana Carolina Gaivota MTB 47797/SP

comunicacao@supereco.org.br I WhatsApp 11 96921-8343