• supereco

Instituto Supereco e Iniciativa Verde promovem oficina de saneamento rural no Sítio Flora Manacá


Em parceria com o Projeto Plantando Águas da Iniciativa Verde, o Projeto Tecendo as Águas do Instituto Supereco, ambos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizou nos últimos dias 2 e 3 de julho uma oficina de Saneamento Rural no Sítio Flora Manacá, situado na cidade de Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

O principal objetivo da oficina foi apresentar diferentes técnicas para tratamento de água cinza, que são as águas oriundas de processos domésticos como lavagem de louças, roupas e banhos, e da água negra, termo utilizado para descrever resíduos líquidos que contenham dejetos humanos. A iniciativa é muito relevante para minimizar a carência de saneamento básico como condição humana e garantia da segurança hídrica, que ainda toma conta da maior parte do país e da região do litoral norte de SP.

Margarete Nascimento foi uma das oficineiras do Plantando Águas e ressaltou a importância da oficina para comunidades rurais que não são contempladas pela rede coletora de esgoto “O principal intuito é trazer conhecimento à população para que a comunidade tenha a opção de saneamento ecológico”, reforçou.

Além da Margarete, facilitaram também a atividade Aline Gomes Zaffani e Caroline Miyazaki, também do Projeto Plantando Águas. As oficineiras ensinaram como implantar um Jardim Filtrante e uma Fossa Biodigestora. Em ambas as tecnologias, a água depois de filtrada pode ser reaproveitada para lavar quintal, para uso nas descargas de residências e até mesmo na irrigação de pomares e plantas. “Os sistemas instalados foram a Fossa Séptica Biodigestora e o Jardim Filtrante, ambos modelos da Embrapa. O Jardim Filtrante serve para o tratamento das águas cinzas: ao mesmo tempo em que temos um Sistema de Tratamento de Esgoto, temos também um jardim, repleto de plantas bonitas ajudando nesse tratamento. Com o correto dimensionamento e cuidado do sistema, ao final do tratamento a água pode ser utilizada na irrigação, na lavagem de galpões ou máquinas, ou ainda ser despejada em um curso d’água”, acrescentou Aline Zaffani.

Participaram da oficina de Saneamento Rural 38 pessoas, entre elas representantes de agricultores locais, caiçaras, estudantes do ensino médio, técnico e superior, membros de colegiados e órgãos públicos, sociedade civil e voluntários do projeto Tecendo as Águas. Importante destacar a participação e cobertura jornalística dos jovens e alunos de educomunicação do projeto Tecendo as Águas, que apoiam na alimentam da programação da www.radiosupereco.com

O Sítio Flora Manacá é a 1º Unidade de Referência em educação e difusão de boas práticas agroecológicas, ecoeficiência e conservação dos recursos hídricos (sítio modelo) na zona rural da Bacia Hidrográfica do Rio Juqueriquerê, umas das mais críticas e prioritárias em segurança hídrica do litoral norte de SP. A região é muito estratégica para o abastecimento público de água de toda Caraguatatuba e parte de São Sebastião, além de abrigar famílias de produtores rurais que dependem dos recursos hídricos bem conservados.


Parceria entre projetos

Com a ideia de fomentar uma grande Rede de Cooperação pela Vida, os Projetos Plantando Águas e Tecendo as Águas se uniram em prol da Mata Atlântica do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.

Realizado pelo Instituto Supereco, o Tecendo as Águas está na sua segunda etapa e atua nas Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo, integrantes desse Corredor de Biodiversidade, com o objetivo de desenvolver boas práticas de conservação dos recursos hídricos continentais e marinhos, a partir da educação, do fortalecimento comunitário e da gestão compartilhada. O Projeto é realizado na Bacias Hidrográficas do Rio Juqueriquerê, Rio São Francisco e de São Sebastião, nos municípios de Caraguatatuba e de São Sebastião, SP.

Já o projeto Plantando Águas, é realizado pela Iniciativa Verde, uma ONG (Organização Não Governamental) que atua em parceria com cerca de 20 instituições. O Projeto Plantando as Águas está em sua segunda fase, e atua em nove cidades do interior de São Paulo, em assentamentos rurais, pequenas propriedades familiares e Unidades de Conservação. Entre as ações, presta assistência técnica rural, oferece mudas e insumos para o plantio de agroflorestas, instala sistemas de saneamento de baixo custo e promove oficinas e atendimentos de educação ambiental.

LITORAL NORTE

Rua Maria Cristiano, 72 - São Francisco

São Sebastião - SP

CEP 11629-263

supereco@supereco.org.br

Tel. (12) 3862-0100

SÃO PAULO

Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 550 cj 112

São Paulo - SP

CEP 04571-000

Este site foi desenvolvido com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras SocioAmbiental