Varal

Varal de boas práticas

Aqui no varal você encontra histórias inspiradoras de sucesso do Instituto Supereco, do Tecendo as Águas e outras boas práticas em nossas andanças por aí.

 

Quer pendurar sua história no varal?

Escreva para a gente e envie uma foto ou vídeo de até 3 minutos.

Conheça e inspire-se com a história da Geni, líder comunitária do Instituto Supereco.

Conheça produtos para acessibilidade, que fazem o dia das pessoas com necessidades especiais mais fácil e divertido.

A Equipe de Comunicação/Educação do Projeto Tecendo as Águas esteve no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação e entrevistou Ismar Soares realizador do Congresso por meio do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo e Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Ismar resume o congresso internacional, fala sobre oque avançou, os desafios deste tempo e reafirma o legado do educador Paulo Freire, além de deixar uma mensagem para a jovens imprensa, das oficinas de Educomunicação do Projeto Tecendo as Águas (patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental) realizadas no Litoral Norte de São Paulo pelo Instituto Supereco, que é pioneiro neste território na prática de Educomunicação para a educação ambiental. Acesse www.radiosupereco.com ou baixe o aplicativo Radio Supereco, para conferir o trabalho dos alunos de educomunicação de nossa região.

O Tecendo as Águas é uma realização do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Confira um pouco das ações da segunda fase do Projeto.

Confira o lindo trabalho realizado pela professora Fabiana Santos, que atua no Projeto Garoçá. O trabalho “Semeando novos olhares”, desenvolvido pela educadora com as crianças assistidas pelo Núcleo, participou da Chamada Pública sobre “Boas Práticas do Ministério do Meio Ambiente Práticas no Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos”. Dos 56 projetos inscritos, o Garoçá, que atualmente consegue beneficiar mais de 100 famílias com a produção de sua Horta, ficou entre os 29 classificados.

É motivo de muito orgulho para o Instituto Supereco, fazer parte dessa linda história. A parceria começou na primeira etapa do Tecendo as Águas e continua nessa segunda etapa. Parabéns, à Fabiana e ao Garoçá

Sustentabilidade, Acessibilidade e Transformação Digital. A união desses três conceitos básicos da atualidade aí está em pauta para que você e sua empresa estejam antenados a todas as dimensões da transformação. Confira a palestra da Presidente do Instituto Supereco e Coordenadora Geral do Projeto Tecendo as Águas, para o Sebrae, no Espírito Santo.

Festival Tecendo as Águas é uma grande festa comunitária no tradicional bairro caiçara São Francisco , em São Sebastião, litoral norte de SP. É protagonizado pela Rede São Francisco para celebrar o andamento da segunda etapa do Projeto Tecendo as Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido com as mulheres ecoempreendedoras da Rede São Francisco – uma iniciativa do Instituto Supereco, por meio do Projeto Tecendo as Águas.

Vídeo explicativo sobre o processo de gestão compartilhada das Bacias Hidrográficas, realizado pelo Instituto Supereco, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Vídeo explicativo sobre EcoAgricultura, realizado pelo Instituto Supereco, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Vídeo explicativo sobre a Rede São Francisco: Turismo Sustentável com Participação Popular, realizado pelo Instituto Supereco, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Vídeo explicativo sobre Ecoempreendedorismo: Saberes e Negócios Sustentáveis, realizado pelo Instituto Supereco, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Resumo do Programa Educomunicação do Projeto Tecendo as Águas etapa 2 (2017-2019). Foram três núcleos que atuaram na Educomunicação do Projeto, o Núcleo E.E Nair Ferreira Neves, Núcleo E.E Josepha Sant’Anna Neves e Núcleo Coletivo Sítio Abra de Dentro, abrangendo o território das três bacias hidrográficas trabalhadas pelo projeto (Bacia de São Sebastião, Bacia do Rio São Francisco e Bacia do Rio Juqueriquerê) e os dois municípios – Caraguatatuba e São Sebastião.

Precisamos saber de onde vem a água que bebemos, monitorar a qualidade dos rios, a situação do lixo e esgoto, produzir mapas de apoios, conversar com governantes e parceiros e envolver muitas pessoas neste processo de desenvolvimento sustentável. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Nós acreditamos que a educação é o grande caminho para a sustentabilidade! O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Acreditamos que são as pessoas que movem o mundo e fazem as mudanças acontecerem. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Atuar em rede é o grande caminho para a sustentabilidade. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Trabalhamos na restauração florestal, agroecologia e ecoeficiência na área rural. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Realizamos campanhas educativas para sensibilizar a população sobre a importância de se ligar na rede coletora de esgoto. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Nosso grande desafio é preservar os recursos naturais. Cuidar bem do HOJE significa a possibilidade de ter o AMANHÃ, uma grande responsabilidade com a vida. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Construímos o Roteiro Caminho das Águas de São Sebastião, com objetivo de valorizar a natureza, a cultura e a história deste lugar. O Projeto Tecendo as Águas etapa 1 (2013-2015) foi um patrocíno da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.